UFRJ e Águas do Rio discutem medidas para redução de gastos com fornecimento de água

Ações incluem revisão de hidrômetros, adequação da cobrança mínima e apoio na identificação de vazamentos

Redução dos valores pagos pela UFRJ no fornecimento de água foi tema central da reunião realizada no dia 21/8 entre o pró-reitor de Gestão e Governança, Fernando Peregrino, a equipe da Divisão de Fiscalização da PR6 e representantes da concessionária Águas do Rio. Entre as medidas discutidas, destacam-se a verificação dos hidrômetros da Universidade e a análise de alternativas para readequação do modelo de cobrança.

A concessionária informou que iniciará a verificação dos hidrômetros da UFRJ, a fim de atestar o pleno funcionamento dos equipamentos. Também será realizado um estudo sobre a ocupação dos prédios, com o objetivo de avaliar a possibilidade de redimensionamento da cobrança mínima de consumo. Essas ações serão realizadas com prioridade na Casa da Ciência, na Escola de Educação Física e Desportos, na Escola de Música e no Almoxarifado Central, unidades com maior nível de complexidade.

Outra providência é a instalação de hidrômetros em dois prédios que ainda não possuem medição individualizada, nos quais a cobrança é feita por estimativa. Além disso, mediante solicitação formal da Universidade, a empresa avaliará formas de apoiar a detecção de vazamentos internos.

“Foi uma reunião positiva, porque fizemos os representantes verem que os problemas apontados devem ser resolvidos o mais breve possível, assim como o modelo de cobrança e tarifação — sobretudo porque somos uma entidade de Ciência, Tecnologia e Inovação estratégica para o país, prevista até na Constituição Federal. Pedimos também uma reunião com o presidente da Águas do Rio, Ancelmo Leal, para que ele acompanhe de perto as tratativas abertas nesse encontro”, destacou Peregrino.

Durante a reunião, a PR6 ressaltou a necessidade de redução efetiva dos custos e buscou avançar em soluções para corrigir distorções de cobrança e melhorar a eficiência no uso dos recursos hídricos.