A Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6) realizou, no dia 5/9, visita técnica ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) para discutir os ajustes finais da minuta do contrato de cessão onerosa do Pavilhão Mário de Almeida, localizado no campus da Praia Vermelha.
O imóvel, de propriedade da UFRJ e com cerca de mil metros quadrados de área construída, será restaurado e mantido pelo CBPF como contrapartida pela sua utilização. A cessão, com prazo de 35 anos, permitirá ao CBPF receber recursos de projeto aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e destiná-los à recuperação do edifício, onde funcionará o Centro Nacional de Memória da Física Cesar Lattes e o Hub da Física.
A proposta prevê a preservação arquitetônica do prédio e sua transformação em espaço dedicado à memória científica nacional. A minuta contratual está em fase de revisão jurídica, com pareceres emitidos pela Procuradoria Federal junto à UFRJ e pela Consultoria-Geral da União, e aguarda manifestação final para a celebração do contrato.
O Pavilhão Mário de Almeida, construído em 1951, foi a primeira sede própria do CBPF e é considerado um marco no desenvolvimento da ciência no Brasil. Além de sua importância científica, o prédio possui elevado valor histórico, cultural e simbólico. Após o término da reunião, a equipe da PR6 ainda teve a oportunidade de conhecer alguns laboratórios e projetos desenvolvidos pelo CBPF.
