UFRJ reforça gestão patrimonial com reintegração de imóvel no campus da Cidade Universitária

Área retomada será destinada a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em parceria com a Universidade

Como parte da administração do patrimônio universitário, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6), realizou a reintegração de posse de área localizada no campus da Cidade Universitária, que vinha sendo ocupado pela empresa Superpesa Cia de Transportes Especiais e Intermodais. A medida faz parte do acordo de desmobilização e desocupação da área do Parque Tecnológico.

A medida atendeu a determinação da 30ª Vara Federal do Rio de Janeiro, cujo mandado judicial havia sido expedido em 2017. Após transcorrido o prazo estabelecido para desocupação voluntária, o cumprimento da ordem ocorreu com a presença de um oficial de justiça, além de representantes da Universidade e da empresa.

A retomada da área insere-se em um movimento mais amplo de valorização e aproveitamento do patrimônio da UFRJ. O espaço será destinado ao Programa de Residência do Parque Tecnológico, que prevê a oferta de áreas por meio de processo licitatório. O objetivo é atrair organizações interessadas em desenvolver atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico em parceria com a Universidade.