Em 11 de setembro, a Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitou o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (Cenpes/Petrobras). O encontro, que aconteceu nas instalações da estatal, teve como objetivos principais a discussão de um aditivo contratual, o fortalecimento da cooperação entre as instituições e, em especial, a troca de informações sobre compra pública de soluções inovadoras, de que trata a Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021.
A visita marca mais um capítulo na sólida parceria entre UFRJ e Petrobras, que já colaboram em diversas frentes de pesquisa e desenvolvimento. A equipe da PR6, liderada pelo Pró-Reitor Fernando Peregrino, composta tambem pelo Superintendente de Patrimonio, Robson Chaves, aproveitou a oportunidade para alinhar questões operacionais relacionadas a um contrato já existente, buscando otimizar a parceria e garantir maior eficiência na gestão dos projetos em comum.
O ponto alto da agenda foi a troca de contatos de pessoas focais e de experiências sobre a aquisição de inovações. A UFRJ busca modernizar seus processos de compra e torná-los mais ágeis e estratégicos. Por sua vez, a estatal já vem realizando contratação de soluções tecnológicas e serviços de alta complexidade.
A cooperação entre UFRJ e Petrobras exemplifica como a sinergia entre academia e setor produtivo pode gerar valor para a sociedade. A universidade contribui com o conhecimento científico e a formação de talentos, enquanto a Petrobras oferece um ambiente de aplicação prática e valiosos aprendizados em gestão de projetos. A visita da PR6 ao Cenpes reforça o compromisso mútuo em trabalhar para o avanço da ciência e da tecnologia no país, com a UFRJ dando um passo estratégico na busca por processos de gestão cada vez mais eficientes e inovadores.
UFRJ e Petrobras estreitam laços em visita estratégica para gestão e inovação
