UFRJ E CBPF ASSINAM CONTRATO DE CESSÃO GARANTINDO A RESTAURAÇÃO DO PAVILHÃO HISTÓRICO

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) assinaram, em 28 de outubro de 2025, o Contrato de Cessão de Uso Oneroso nº 205/2025, que transfere ao CBPF, por 35 anos, o uso do histórico Pavilhão Mário de Almeida, no campus da Praia Vermelha.

O acordo prevê que o CBPF restaure, mantenha e conserve o imóvel — sua primeira sede —, onde será instalado o Centro de Estudos Avançados “Hub da Física”, o Centro Nacional de Memória da Física César Lattes e a sede do Centro Latino-Americano de Física (CLAF).

Segundo a Pro-reitoria de Gestão e Governança (PR6) que liderou as tratativas, a principal contrapartida é a restauração completa do prédio, que permanecerá como patrimônio da UFRJ. O contrato também inclui contrapartida financeira e possibilidade de cooperação técnico-científica entre as instituições.

Segundo o reitor Roberto Medronho, o acordo representa “um passo importante para a transformação física e cultural da UFRJ e consolida uma aliança histórica da nossa universidade com o CBPF pela ciencia, tecnologia e inovação”, enquanto o diretor do CBPF, Márcio P. de Albuquerque, destacou o valor simbólico da recuperação do edifício onde nasceram o CBPF e o IMPA e onde trabalharam Cesar Lattes, Jose Leite Lopes e muitos outros cientistas brasileiros”. O financiamento ja contratado do projeto é do FNDCT/FINEP.