PR6 participa do III Simpósio Internacional “Organizações, Governo e Sociedade”

“Quem faz a governança é gente! Se as pessoas não estiverem comprometidas e motivadas, a governança está fadada ao fracasso.” Esse foi um dos pontos da apresentação que a pró-reitora de Gestão e Governança, Cláudia Cruz, fez no III Simpósio Internacional “Organizações, Governo e Sociedade”, ocorrido na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Abordando o tema Os desafios para a governança pública eficaz e transparente, Cruz discursou sobre governança pública e os principais obstáculos enfrentados pelas instituições na sua implementação. 

Para a pró-reitora, uma das questões mais relevantes para a consolidação das práticas de governança na administração pública é a motivação dos profissionais. Segundo ela, envolver as pessoas nesse processo é um grande desafio, já que diversos fatores podem influenciar no estímulo profissional.

“A motivação das pessoas faz a governança acontecer, se tornar uma boa prática, uma referência, amadurecer. Faz ela se tornar efetivamente válida para os objetivos organizacionais”, frisou.

O evento, ocorrido no dia 25/3, reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes, discutindo assuntos relacionados à governança, à sustentabilidade, à inovação e ao papel das organizações na sociedade contemporânea e no desenvolvimento regional. A palestra teve o objetivo de refletir sobre os desafios e as soluções para fortalecer políticas públicas e práticas organizacionais.

Cruz destacou que o surgimento da governança no setor público teve como pontos essenciais a necessidade de melhoria da gestão dos recursos, o aperfeiçoamento do planejamento e a adoção de mecanismos de controle e avaliação. Além disso, salientou a importância da transparência e da comunicação tempestiva. Segundo ela, é fundamental empregar uma comunicação focada, utilizando linguagem acessível e apropriada para o público-alvo.

Foto: Divulgação

Assuntos relacionados a liderança, gerenciamento de riscos, monitoramento, prestação de contas e avaliação das partes interessadas também foram destacados como temáticas importantes para a estruturação de uma boa governança. A regulamentação de diretrizes sobre governança pública tem sido uma grande aliada na adesão das instituições públicas. Para a pró-reitora, a maior parte das práticas atualmente implementadas são fruto de determinações legais.

Uma dessas normas é o Decreto nº 9.203/2017, que dispõe sobre a política de governança na administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Esse normativo traz, dentre outros, princípios de boas práticas de governança. Segundo a pró-reitora, o princípio da confiabilidade é um dos mais relevantes. “Vivemos, no Brasil, há alguns anos, um descrédito institucional. A sociedade não acredita mais nas instituições públicas devido a escândalos e corrupção. Têm muitas situações que acabam minando a confiança que a sociedade tem nas organizações. Precisamos recuperar isso. Uma boa estrutura de governança deve colaborar para que a instituição recupere sua credibilidade”, enfatizou.

Cruz também ressaltou que o planejamento é uma etapa primordial para a implementação da governança e que a definição da estratégia é um dos mecanismos para seu sucesso.

“Não se define estratégia no improviso, mas com planejamento e informações de qualidade. Eu sei que isso não é fácil. Mas precisamos pensar em metas, visões e objetivos estratégicos. Quais ações serão realmente efetivas para que nossos objetivos se consolidem? É preciso identificar os responsáveis por cada etapa do processo, quem são as partes interessadas, quem efetivamente irá controlar, quem vai avaliar. Isso é pensar governança. Demos passos importantes para iniciar a implementação das práticas de governança no setor público, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, concluiu.

Assista aqui o seminário completo

PR6 assina contrato de seguros de acidentes pessoais para estudantes

A Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6) assinou na terça-feira, 1/4, o contrato que tem por objeto a cobertura de seguro para acidentes pessoais coletivos para estudantes da UFRJ em estágio obrigatório, estudantes de outras instituições de ensino em estágio na UFRJ e alunos de graduação da UFRJ em atividades acadêmicas didático-pedagógicas e técnico-científicas. A iniciativa tem o objetivo de garantir mais segurança aos estudantes em suas práticas de estágio, atividade indispensável à formação do discente.

O contrato nº 15/2025 foi firmado com a empresa Mongeral Aegon Seguros e Previdência S.A e tem prazo de vigência de 15 meses, prorrogável por até 10 anos. O serviço de seguro tem cobertura para os estágios das 32 licenciaturas da Universidade, inclusive as que são ministradas à distância, além de outros estágios profissionais não remunerados, mas obrigatórios para a aprovação e obtenção do diploma.

A prestação do serviço é uma exigência da Lei de Estágio nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, art. 9º § 1º e da Resolução CEG UFRJ 12/2008, art. 4º § 1º. A ausência dessa contratação poderia impedir a destinação dos alunos às práticas de estágios obrigatórios, acarretando a impossibilidade de conclusão de curso e, consequentemente, a finalidade da UFRJ como instituição de ensino, pesquisa e extensão.

SGGOV ministra palestra no primeiro Integra Minerva de 2025

A Superintendência-Geral de Governança (SGGOV), da Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6), apresentou palestra sobre integridade pública no Integra Minerva: Curso de Introdução ao Trabalho na UFRJ, na quinta-feira, dia 13/3, no Salão Nobre do Centro de Tecnologia (CT). O intuito foi apresentar o assunto aos novos servidores e destacar a importância da integridade para a UFRJ. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR4), foi destinado à capacitação inicial de 68 novos servidores docentes, que tomaram posse dia 10/3. 

A superintendente-geral de governança, Rosi Chiavo, e o chefe da Seção de Apoio à Governança Institucional, Pedro Gomes, iniciaram a exposição apresentando o conceito de integridade pública, o Plano de Integridade da UFRJ e o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que reúne conjunto de práticas de integridade, destinadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de desvios de conduta, fraude e corrupção. Também abordaram questões relacionadas aos riscos à integridade pública e apresentaram as instâncias responsáveis pelo assunto na Universidade.

Pedro Gomes e Rosi Chiavo. Foto: SGGOV

De acordo com a superintendente, o evento permitiu mostrar aos novos servidores a relevância da integridade no seu ambiente profissional e nas suas ações diárias.

“Essa parceria com a PR4 nos trouxe uma excelente oportunidade para difundir as interfaces de integridade junto aos servidores. Disseminar esse conhecimento é importante para que os servidores que estão entrando na UFRJ já venham com a percepção de integridade como algo natural.”, celebrou.

O evento também permitiu a apresentação do recém criado Subcomitê de Integridade, Transparência e Acesso à Informação, estrutura consultiva e executiva vinculada ao Comitê Interno de Governança (CIGov). O colegiado é responsável pela coordenação das atividades relativas à integridade, à transparência e ao acesso à informação no âmbito da UFRJ, promovendo a articulação das instâncias que lidam de forma transversal com o tema integridade.

A participação da SGGOV no Integra Minerva reforça a dimensão que a integridade está tomando na UFRJ e o valor da boa governança pública, refletindo o compromisso da gestão com a sua missão institucional.

UFRJ passa a oferecer café da manhã nos RUs

A partir dessa semana, os Restaurantes Universitários da UFRJ (RU) começarão a oferecer café da manhã aos estudantes. A iniciativa foi viabilizada pela Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6) que celebrou o contrato nº 12/2025 com a empresa Savvy Serviços Ltda, para a prestação de serviços de fornecimento de refeição individual de café da manhã. 

A contratação é fruto do trabalho conjunto com a equipe do SIA/PR7, para atender uma demanda da gestão da UFRJ, visando proporcionar aos alunos mais uma opção de refeição.  O processo licitatório também resultou na seleção da empresa Nutryenerge Refeições Industriais Ltda que prestará o serviço no campus de Macaé. 

A partir de hoje, dia 17/3, o café da manhã será oferecido nos RUs Central e do Centro de Tecnologia 2. Nos RUs da Praia Vermelha e do Centro, no dia 18/3. Os RUs da Letras, do Centro de Tecnologia 1 e de Caxias passarão a servir a refeição a partir do dia 19/3 e o de Macaé, no dia 24/3.

A pró-reitora da PR6, Cláudia Cruz, comemorou mais essa conquista para a Universidade e salientou o empenho da equipe.

“É importante destacar o compromisso dos servidores da área de licitação e de contratos da PR6, desde o planejamento da licitação até a assinatura do contrato. E também da equipe do SIA, na especificação e definição dos alimentos que vão compor esse café da manhã. Foi um processo transparente e bem definido para que a gente conseguisse prestar esse serviço para os estudantes.”, ressaltou.

O valor licitado foi de R$ 5,62, porém os estudantes contribuirão com R$ 2,00. Serão oferecidos pão com recheio, bebida quente e fruta. A distribuição ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h30.

Nota sobre o contrato de limpeza que atende unidades do Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Errata: Na nota publicada abaixo, foi informado que a UFRJ efetuaria os pagamentos referentes a salários de janeiro e benefícios de janeiro e fevereiro de 2025. Contudo, identificamos que os benefícios de janeiro foram pagos pela empresa. Por isso, a UFRJ realizará o pagamento dos salários de janeiro e dos benefícios de fevereiro.

Nota original:

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6), responsável pela gestão dos contratos de limpeza, asseio e conservação predial em todas as unidades da Universidade, vem a público prestar informações sobre os problemas de inexecução e as ações encaminhadas, visando à regularização dos serviços no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Trata-se do Contrato 31/2024, celebrado com a empresa Ágil Ltda., início da vigência 01/12/2024, fim da vigência 01/12/2025, valor total anual R$ 9.058.878,84, com 164 trabalhadores em dedicação exclusiva.

Apesar de a empresa ter comprovado todas as qualificações econômico-financeiras exigidas no Edital de licitação, conforme previsão legal, já no início do contrato começaram as ocorrências de inexecução, tais como não entrega de materiais, não pagamento de adicional de insalubridade e outras.

Em 30/01/2025, a empresa enviou comunicação à UFRJ, informando incapacidade financeira para honrar o pagamento das obrigações trabalhistas, solicitando que a Universidade realize o pagamento direto aos trabalhadores e concluindo que “este procedimento será necessário para no mínimo próximos 4 meses podendo ser postergado” (sic).

Segundo o Art. 121, § 3º, inciso IV, da Lei nº 14.133/2021, a UFRJ poderá em caso de inadimplemento, efetuar diretamente o pagamento das verbas trabalhistas, que serão deduzidas do pagamento devido ao contratado. Contudo, deve-se considerar que esse é o maior contrato de limpeza da UFRJ, com 164 trabalhadores. Essa condição não poderá se perdurar, não sendo possível transferir para as equipes de gestão e fiscalização de contratos (CCS e PR6) e de finanças (PR3) a responsabilidade pela operacionalização da folha de pagamento da empresa nesse volume e por prazo indeterminado.

Como agravante, a não entrega de materiais inviabilizou a execução dos serviços. A PR6 precisou adquirir os materiais por meio de outra contratação para que fosse possível realizar a limpeza dos 235.624 m² de área abrangidos no contrato aqui tratado.

Por isso, a UFRJ está tomando providências em processo de apuração de inexecução contratual para aplicação das sanções cabíveis, podendo haver decisão pela extinção e substituição do contrato, assegurados o contraditório e a ampla defesa, conforme prevê o Art. 137 da Lei nº 14.133/2021. Havendo decisão pela extinção, observados os trâmites legais, os esforços da equipe de licitações da PR6 serão concentrados para que novo contrato seja iniciado em 1º de março.

Aos trabalhadores, informamos que as equipes da PR6 e da PR3 vêm se empenhando para que os depósitos dos valores de salários e de benefícios (alimentação e transporte) de janeiro e dos valores de benefícios (alimentação e transporte) de fevereiro sejam realizados nos próximos dias. O preposto da empresa Ágil Ltda., em contato com a PR6, comprometeu-se a enviar, ainda nesta segunda-feira, as Notas Fiscais com valores em conformidade com as medições realizadas pela fiscalização, referentes aos serviços prestados em dezembro e em janeiro, para que seja possível realizar os pagamentos diretos aos trabalhadores.

Caso ocorra substituição do contrato em 1º de março e a situação financeira da empresa não se regularize, a UFRJ realizará o pagamento direto também relativo aos valores de salários e verbas rescisórias de fevereiro, mediante apresentação da documentação pertinente por parte da empresa, como a folha de pagamento analítica e os termos de rescisão de contrato de trabalho.

O contrato pode ser consultado em: https://xn--gesto-dra.ufrj.br/index.php/gestao-contratos/contratos-vigentes

Novos contratos de serviços de limpeza e portaria começam a operar na Praia Vermelha

A Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6), cumprindo sua missão institucional de operar processos administrativos relativos a licitações e contratos, essenciais para o funcionamento da UFRJ, realizou a contratação de novas empresas de fornecimento de serviços de limpeza e de portaria para o campus da Praia Vermelha. A Lipa Serviços Gerais Ltda, responsável pelos serviços contínuos de portaria, iniciou suas atividades no dia 9/3 e a Atlântica Serviços Gerais Ltda, encarregada pelos serviços de limpeza, começou a operar em 1/3. 

A manutenção dos serviços é essencial tanto para o adequado funcionamento das atividades quanto para o bem-estar de todo o corpo social. 

O serviço de limpeza, asseio e conservação (Contrato nº 11/2025), que envolve 78 colaboradores a um custo anual de R$ 4.520.835,60, tem como objetivo garantir adequadas condições de salubridade e higiene nos prédios, que assegurem o pleno desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas. O de portaria (Contrato nº 10/2025), com 18 funcionários e que custará à Universidade R$ 847.908,00 por ano, visa a garantir o acesso seguro e organizado de pessoas às dependências dos prédios situados no campus. 

As comunidades acadêmicas que fazem parte do CCJE, CFCH e FCC, que englobam diversos cursos e atividades diurnas e noturnas, serão beneficiadas.

TCU faz seminário sobre compras públicas

Treinamento ocorrerá entre 20 a 29/9/2023                                              Seminario Compras Publicass                         

 

Seminario Compras Publicas TCUO Tribunal de Contas da União (TCU) realizará o Seminário Compras Públicas: boas práticas, inovação e controle, com o objetivo de valorizar o contexto estratégico das compras públicas frente aos desafios sociais e de gestão. O evento ocorrerá de forma presencial pelo Instituto Serzedello Corrêa/TCU, em Brasília, entre os dias 20 a 29/9/2023, com transmissão parcial pelo Youtube. As inscrições poderão ser feitas no site do TCU. 

Dentre as finalidades do curso estão: debater as oportunidades e os desafios frente à legislação atual de compras públicas; consolidar as boas práticas em compras públicas nas três esferas de governo; identificar perspectivas inovadoras nos processos de compras públicas; comunicar a visão do controle externo sobre a gestão de riscos em compras públicas; e descrever o papel das compras públicas para a inovação no serviço público e no país. 

A carga horária do treinamento é de 21 horas e o certificado é aceito para progressão por capacitação.

 

Clique aqui para realizar a inscrição para o evento presencial (Brasília/DF):   

Clique aqui para se inscrever no evento pelo Youtube:

Acesse aqui a programação completa:  

 

Imagem: Instituto Serzedello Corrêa/TCU

Publicado em: 11/07/2023

Módulo II encerra curso de Análise de Riscos em Projetos Estratégicos

Segunda etapa focou na aplicação da metodologia de gestão de riscos                                                                                         

 

WhatsApp Image 2023 06 21 at 11.05.53Dando continuidade ao curso sobre Análise de Riscos em Projetos Estratégicos, o Núcleo de Gestão de Riscos da UFRJ, temporariamente absorvido pela Superintendência-Geral de Governança (SGGov/PR6), ministrou o segundo módulo na terça-feira, 20/6. O evento, que ocorreu no auditório da Inovateca e teve a parceria da Superintendência-Geral de Planejamento Institucional (SPI/PR3), teve como principal objetivo apresentar casos práticos e auxiliar os participantes na aplicação da metodologia de gestão de riscos nos processos da UFRJ. 

 

O coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos da UFRJ, Lucas Maragno, iniciou a apresentação recapitulando os conceitos apresentados no módulo I, em especial os relacionados às etapas da gestão de riscos, que foram a base da parte prática do curso. Maragno reconheceu a importância do treinamento para o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos na Universidade. “A iniciativa da PR6 e PR3 de realização do treinamento de gestão de riscos em projetos estratégicos foi essencial para que os servidores tivessem o conhecimento e as ferramentas necessárias para o processo de identificação e avaliação dos riscos. Acredito que é o início de uma mudança de cultura institucional, a cultura da gestão de riscos na UFRJ”, afirmou.

 

A superintendente-geral de governança, Cláudia Cruz, e o assessor da PR3, Olavo Diogo, demonstraram os procedimentos da gestão de riscos com casos práticos, exemplificando as ferramentas que podem ser utilizadas, a realização da identificação e análise dos riscos e dos controles internos, a construção do mapa de calor e as respostas que a Universidade pode dar aos riscos, indicando ações de melhoria. O assessor da PR3 apresentou exemplos de riscos em cada fase do projeto, considerando fatores internos e externos, além de mostrar como elaborar a matriz de probabilidade e impacto, a de quantificação dos riscos e a de estratégia de respostas, ferramentas importantes na mitigação dos riscos. Cruz destacou a importância da participação de servidores de várias instâncias da UFRJ. “Uma das metas da governança é treinar 200 servidores, para que essa cultura comece a ser difundida. A gente pretende continuar ajudando a desenvolver esse olhar, essa cultura da gestão de riscos aplicada aos nossos projetos, às nossas atividades, dentro daquilo que a instituição nos pede”, enfatizou.

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A superintendente da SPI/PR3, Fátima Bruno, considerou o treinamento essencial no momento em que a PR3 está implantando projetos estratégicos. “Os projetos estratégicos são vinculados aos objetivos do Mapa Estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional, que é um documento de grande relevância para a Instituição, tanto no que se refere ao credenciamento e recredenciamento de cursos quanto à descrição das estratégias da Universidade. O curso possibilitará aos envolvidos na elaboração desses projetos o cálculo do risco de cada projeto, bem como na tomada de decisão para minimizar esses riscos. A parceria entre PR6 e PR3 fortalece o trabalho de ambas pró-reitorias”, concluiu.

 

Na fase final do treinamento, os participantes puderam colocar em prática o conteúdo aprendido durante os dois dias de curso. Por meio de discussões, os grupos identificaram e analisaram os riscos de um projeto, avaliando a probabilidade e o impacto desses riscos. A atividade permitiu que os servidores trocassem ideias sobre o tema e compreendessem o valor da gestão de riscos para a UFRJ.

 

Assista o módulo II do treinamento.

Acesse o material do módulo II.

 

Fotos: Tatiana Lima (SGGov/UFRJ)

Publicado em: 22/06/2023

PR6 faz apresentação dos resultados da gestão 2019-2023

Destaque para atuação durante a pandemia de covid-19 e esforço da equipe                                                                          

 

A PR6 apresentou os resultados alcançados pela gestão 2019-2023 durante a Plenária de Decanos e Diretores que ocorreu na segunda-feira, 5/6. Um dos destaques foi o protagonismo da pró-reitoria durante o enfrentamento da pandemia de covid-19. Em um momento alarmante para o país, a PR6 atuou na contratação de profissionais de saúde, de equipamentos de proteção individual (EPI) e de chips que permitiram as aulas e o trabalho remoto na Universidade, auxiliando, inclusive, órgãos externos à UFRJ.

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O evento, que ocorreu no auditório do Centro de Gestão Tecnológica, na Cidade Universitária, contou com a presença do reitor da UFRJ em exercício, Carlos Frederico Leão Rocha. “Vocês vão encontrar na gestão e governança algo muito mais organizado do que a UFRJ tinha.Tem um salto importante que foi feito nessa área”, afirmou.

O pró-reitor, André Esteves, iniciou apresentando as ações da área de gestão, destacando as atividades voltadas para a reconstrução do Museu Nacional e para a prevenção e combate a incêndios, com a contratação de brigadistas civis. Citou, ainda, o leilão conduzido pela PR6 para a cessão de espaço visando a construção do Equipamento Cultural Multiuso (antigo Canecão). Com previsão de contrapartidas para a UFRJ no valor de aproximadamente R$ 186 milhões, o contrato foi assinado na quarta-feira, 7/6, e com ele será possível, dentre outras ações, a realização de ampliação da infraestrutura de assistência estudantil, como a construção de salas de aula e um novo restaurante universitário com capacidade de fornecimento de 2 mil refeições por dia. Nesse período, ainda foram criadas a Câmara Técnica de Compras e Contratações e a Câmara Técnica de Fiscalização de Contratos, visando à otimização da gestão contratual e o nivelamento, no âmbito da UFRJ, das melhores práticas de gestão na área de licitações, contratos e fiscalização, inclusive com capacitação para servidores da instituição nestas áreas.

Esteves destacou os avanços no Sistema Integrado de Alimentação, com a abertura de duas unidades do Restaurante Universitário (RU) no campus de Macaé e o início da reforma do RU2 CT, com previsão de atendimento no segundo semestre de 2023. O RU Central teve papel importante durante o período de pandemia que, obedecendo às restrições e protocolos, possibilitou o funcionamento de atividades essenciais na UFRJ. 

Na área de patrimônio, o pró-reitor ressaltou as ações direcionadas para a regularização de espaços da Universidade ocupados por permissionários e para a conquista de imunidades tributárias de imóveis próprios da UFRJ, principalmente com relação ao IPTU e à Taxa de Incêndio, negociação que trouxe uma redução de dívidas na ordem de 38 milhões para a instituição. Outro tema importante foi a conclusão dos processos de regularização cartorial dos imóveis da Faculdade Nacional de Direito e da Ilha da Cidade Universitária, que estavam há décadas sem conseguir avançar na regularização jurídica. “Outro grande desafio foi a celebração de 7 contratos de locação referentes a 8 unidades autônomas do Edifício Ventura, após sucessivos leilões fracassados, que gerou uma captação de R$ 15 milhões e evitou despesas condominiais na ordem de R$ 11 milhões”, lembrou Esteves. Um grande destaque ficou por conta do reconhecimento do Tribunal de Contas da União (TCU) de boas práticas construídas na gestão patrimonial da UFRJ, no que se refere  (i) ao desenvolvimento de metodologia de cálculo de despesas condominiais quando da cessão de imóveis, (ii) à implementação de sistema informatizado para gestão, controle e acompanhamento de contratos e cobrança de valores pela cessão de bens imóveis e (iii) à transparência ativa de normativos, documentos e informações atualizadas sobre os imóveis cedidos pela UFRJ. O Acórdão 950/2021-TCU-Plenário ordenou à Secretaria de Controle Externo da Educação a divulgar estas boas práticas a todas as universidades federais.

No âmbito da governança, o pró-reitor observou que a UFRJ foi a segunda colocada entre as universidades na Pesquisa de Integridade Pública. De acordo com o TCU, a UFRJ mais que dobrou sua performance no índice de governança pública (iGovPub), saindo de 23% em 2018 para 59% em 2021. Merece destaque a atuação da Superintendência-Geral de Governança (SGGov) no apoio ao Comitê Interno de Governança da UFRJ (CIGov) e sua participação no grupo de trabalho que discute a adequação da Universidade à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LDPG). Outro assunto significativo no âmbito da SGGov foi a aprovação da Política de Gestão de Riscos da UFRJ, que tem o objetivo de reduzir os riscos que possam comprometer a efetividade das ações da Universidade. A superintendência também teve papel fundamental nas ações relativas ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), conduzindo as atividades e auxiliando as demais unidades da UFRJ. Além disso, a SGGov atuou na coordenação do grupo de trabalho responsável pela revisão dos atos normativos da instituição. A superintendente-geral de governança, Cláudia Cruz, destacou os avanços relacionados à cultura de governança na UFRJ e como as atividades da superintendência estão atreladas às da gestão da Universidade. “As ações que foram implementadas nos últimos anos foram importantes para que a UFRJ tenha um melhor suporte de governança para as atividades de gestão, com vários grupos de trabalho que contribuem para a consolidação de estruturas melhores de gestão, com participação de toda a Universidade”, declarou. 

Esteves salientou as dificuldades que a pró-reitoria enfrentou durante os últimos quatro anos e a importância dos servidores e colaboradores para o sucesso das atividades. “Sem eles não seria possível atravessar o ano de 2020, um ano duríssimo de pandemia, com nosso orçamento sendo suprimido, nossos contratos sendo reajustados, nossos permissionários, em função dos protocolos, tendo de parar suas atividades. Isso gerou um cenário muito desafiador para nossa pró-reitoria. A equipe está de parabéns por ter atravessado toda essa fase”, exaltou. 

O pró-reitor falou, ainda, que a sensação é de dever cumprido. “Eu espero que a UFRJ siga firme e pujante na direção de suas metas e de seus objetivos. Registro aqui um orgulho indescritível de ter participado de todo esse processo com todas essas pessoas maravilhosas”, finalizou.

 

Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Publicado em: 15/06/2023

Atualizado em:  16/06/2023

 

SIA/PR6 coordena oficina no projeto Pacto Verde Carioca/UFRJ

Projeto é fruto de parceria entre a UFRJ e a Prefeitura do Rio de Janeiro                                                                                                                                                                                                                                     

 

1O Sistema Integrado de Alimentação (SIA/PR6) e o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) ministraram a Oficina de Receitas com PANC (plantas alimentícias não convencionais) iniciando a parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Prefeitura do Rio de Janeiro no Pacto Verde Carioca, juntamente com o Circo Crescer Viver. O projeto foi assinado na última segunda-feira, 21/2, pela reitora, Denise Pires de Carvalho, e pelo secretário de meio ambiente, Eduardo Cavaliere. O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC) é o responsável pela coordenação do projeto na Universidade.

A oficina, realizada com ingredientes agroecológicos, foi voltada para a capacitação dos hortelãos do Projeto Hortas Cariocas e teve como principal objetivo difundir a proteção da segurança alimentar e nutricional. A organização do curso foi da coordenadora-geral do SIA/PR6, Renata Machado, e da professora do INJC/UFRJ, Taís Lopes.

 

2O projeto busca mobilizar hortelãos e encarregados de hortas do Centro do Rio de Janeiro pelo Projeto Hortas Cariocas, para impulsionar dinâmicas de desenvolvimento territorial sustentável entre esses grupos. O evento contou, ainda, com a presença  do vice-reitor, Carlos Frederico Leão Rocha, do pró-reitor de Gestão e Governança, André Esteves, da coordenadora do FCC, Tatiana Roque, além de integrantes do projeto Hortas Cariocas e do Circo Crescer e Viver.

 

Fotos: Renata Machado

Publicado em 23/02/2022